EXPONOR acolhe, de 26 a 28 de março, a 19.ª Exposição Internacional de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria Têxtil, Confeção, Vestuário, Impressão e Bordados, feira bienal que espelha a inovação tecnológica que dá força (inter)nacional aos têxteis portugueses
A indústria que dá suporte à muita inovação que atravessa todo o setor têxtil português, e que lhe pComo é que a digitalização do simples ato de servir um café pode demonstrar como é hoje possível possuir em qualquer unidade produtiva uma visão clara e precisa, quase ao minuto, do desempenho global de uma fábrica têxtil inteira, e, consequentemente, ajudar assim todo um setor a melhorar a respetiva competitividade, tornando-o mais eficiente e pronto para os desafios do futuro?
Não, não é uma pergunta de algibeira, é um caso prático que vai poder ser constatado a funcionar em plena Maquitex – Exposição Internacional de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria Têxtil, Confeção, Vestuário, Impressão e Bordados. Montra que espelha toda uma fileira em que Portugal dá cartas e que a alimenta tecnologicamente, e cuja 19.ª edição abrirá portas aos profissionais do setor na EXPONOR – Feira Internacional do Porto daqui a uma semana, de 26 (quarta-feira) a 28 (sexta-feira).
Três dias com as novidades (máquinas, equipamentos, tecnologia, acessórios, matérias-primas e serviços) de 288 marcas, dos quais fazem parte fabricantes nacionais e marcas internacionais, que permitirão perceber como a digitalização e a inteligência artificial estão – e vão continuar – a entrar em força na indústria têxtil.
Demonstrá-lo-á, por exemplo, a proGrow, startup portuguesa que está em plena fase de internacionalização e que aproveitará a Maquitex para apresentar o proGrow 3.0, uma solução que pode ser mais do que um inovador dispositivo da Internet of Things (IoT), antes uma plataforma inteligente que pretende revolucionar a digitalização do que na gíria industrial se designa por chão de fábrica, ou seja, o circuito que envolve todos os postos de trabalhos e equipamentos.
O recurso vai além da simples monitorização, pois oferece análises avançadas, relatórios detalhados e o cálculo automático do Overall Equipment Effectiveness, isto é, o indicador mais utilizado pela indústria para gerir a eficiência global de linhas de produção e de equipamentos. Para acabar com os “ângulos mortos” produtivos.
“O proGrow 3.0permite às fábricas monitorizar a produção em tempo real, a qualquer momento e em qualquer lugar, fazendo uma transição sem complicações para uma fábrica mais inteligente. A solução transforma dados em insights acionáveis, ajudando a tomar decisões mais inteligentes e a otimizar a eficiência operacional em tempo real. O que permite a qualquer gestor industrial poder ‘ouvir as suas máquinas’, recebendo informações instantâneas sobre o seu desempenho, paragens e oportunidades de melhoria”, explica Marco Tschan Carvalho, CEO da proGrow.
Durante a feira, uma organização conjunta da EXPONOR com a OFFE – Organização Funcional de Feiras e Eventos, a proGrow fará uma demonstração da plataforma ao vivo de uma forma muito prática, através do circuito de um pedido de um café.
IA e sustentabilidade são fatores preponderantes na indústria
De startups a multinacionais, todos cabem na Maquitex, sendo que a Lectra (520 milhões de receitas anuais) é uma das presenças mais notadas, através da Lectra Portugal. A empresa apresentará ao mercado a Valia Fashion, a nova plataforma digital inteligente, baseada na Cloud, que conecta, automatiza e agiliza cada etapa da produção de vestuário, desde o processamento de encomendas ao corte de tecido, otimizando a utilização dos materiais.
A solução, que representou vários anos de investigação e desenvolvimento, num investimento de cerca de 30 milhões de euros, só no final do ano foi apresentada a um grupo de jornalistas internacionais na sede francesa do grupo e é agora um dos destaques da Maquitex.
Trata-se de uma “inovação com um nível sem precedentes de digitalização, rastreabilidade e automação, que permite uma maior eficiência, reduz o desperdício de materiais (logo, incrementando os valores de sustentabilidade ambiental) e aumenta a colaboração entre os vários intervenientes na cadeia de valor da moda”, salienta Jacqueline Kellner, Fashion Marketing Manager da multinacional.
A Easi Internacional, conhecido fabricante nacional de equipamentos para o setor têxtil, trará também duas novidades tecnológicas “alinhadas com os mais recentes avanços da Indústria 4.0”, segundo Orlando Faria, diretor-geral. Uma delas será uma nova máquina de corte de quadrados e retângulos, desenvolvida especificamente para a indústria têxtil-lar, é uma delas. “A nova solução permitirá automatizar o processo pela primeira vez em Portugal, garantindo maior produtividade, precisão e padronização”, adianta o empresário.
Também presente na EXPONOR, a Mind, outro dos grandes fabricantes nacionais de equipamento para o setor, irá ter em evidência a nova versão do software MindCUT 6.1, que, de acordo com Fernando Vasconcelos, diretor de marketing e coordenador das vendas internacionais da empresa, “trará como novidade uma nova forma de assistente para pickup, um novo algoritmo para Feature Recognition e ainda uma forma diferente de abordar o print & cut quando aplicado à pele”. Além disso, a Mind mostrará o novo sistema de CAD 3D, o MindSales, que permite a colocação de conteúdo 3D diretamente em sites, com controlo de versões e ligação à produção.
Em simultâneo com a 19.ª Exposição Internacional de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria Têxtil, Confeção, Vestuário, Impressão e Bordados, a EXPONOR terá a decorrer uma outra feira profissional. Trata-se da 5.ª edição da Maquishoes – Feira de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria do Calçado, plataforma setorial onde se apresentam as tendências, as soluções e as inovações para toda a cadeia de valor industrial do calçado, que está atualmente a desenvolver dezenas projetos de modernização (de automação, digitalização e sustentabilidade) e a preparar-se para o futuro.
Síntese:
Data: de 26 a 28 de março de 2025
Horário: das 10h00 às 19h00
Organização: Exponor e OFFE – Organização Funcional de Feiras e Eventos
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 4
Periodicidade: bienal
Setores em exposição: máquinas, equipamentos, tecnologia, acessórios, matérias-primas e serviços para as indústrias têxtil, confeção, vestuário, impressão e bordados, moda e afins
Perfil do visitante: empresários, gestores e dirigentes com competência ao nível do processo produtivo da empresa, quadros técnicos, diretores de produção, compras, provisionamento, comerciais, qualidade, engenharias, investigação, projetistas e consultores
Feira só para profissionais. Entrada gratuita a menores de 16 anos. No ato da entrada na feira/evento, o adulto responsável que acompanha o menor, desde que a classificação etária da feira/evento assim o permita, declara que assume integral responsabilidade por todos os atos do menor bem como por quaisquer danos ou prejuízos deles decorrentes.